http://xunapanela.com

Descomplicando sua cozinha
Acompanhamentos, caldos, carnes, frangos, lanches, massas, oriental, peixes, risotos


Salmão Cremoso


Pode chamar esse prato também de “Salmão Espanhol” se você quiser fazer parecer mais chique. Essa receita não é minha, mas claro, fiz algumas modificações. Então, virou minha agora. Caso você não goste de peixe, pode trocar por frango desfiado ou em filés, ou mesmo por uma carne vermelha.

Essa é boa para impressionar alguém, principalmente se você não cozinha nada e quer fazer uma surpresa! O acompanhamento pode ser um simples arroz ou macarrãozinho que você saiba fazer. Eu servi macarrão com brócolis, que um dia eu ensino a fazer. é ridículo de fácil.

Se vc começar a ler e achar que não dá pra fazer, porque na sua cozinha não tem tudo o que eu coloquei na receita, calma. Vou te dizer o que é dispensável!

Vai parecer muita coisa por causa das minha observações. Não assuste.

Ingredientes:

– 04 filés médios de salmão (já compra limpinho pra não te dar trabalho)
– 02 colheres de sopa de azeite extra-virgem (se não tiver o extra-virgem use o que vc quiser)
– 01 colher de sopa de manteiga ou margarina
– 01 dente de alho (eu sempre uso o alho inteiro, só pra dar o gosto levemente e pra eu poder tirar depois, pq passo mal se eu comer alho… e também não gosto quando ele fica muito realçado no prato. mas se você quiser usar picado, porque é fã desse tempero, pode também)
– 01 cebola pequena picada
– 1/2 xícara de chá de champignon picado (guarde alguns fatiadinhos pra decorar depois)
– 1/3 de xícara de chá de amêndoas picadas (isso é dispensável, apesar de eu achar que faz toda a diferença)
– 1 lata/caixa de creme de leite
– 1 colher de sopa de molho de tomate (pode usar catchup, na falta. é só pra dar uma corzinha no molho)
cheiro-verde a gosto (para os leigos: cheiro-verde = salsinha + cebolinha. não exagere nessas ervas, senão qualquer prato fica enjoativo. e muita gente não gosta. pode não usar também.)
queijo ralado para polvilhar
sal e pimenta do reino (pode ser só sal)

Modo de preparo:

Cozinhe o salmão com água e sal por 20min.
Enquanto isso, em uma outra panela, doure o alho no azeite, de leve. Junte os outros ingredientes (não se esquça do sal), com exceção do creme de leite e do queijo ralado. Deixe refogar até a cebola ficar transparente.
Desligue o fogo e acrescente o creme de leite sem soro (se sair com soro e tudo, não tem problema não. Não se importe tanto com esses detelhes). Eu não tenho esse costume, mas se você preferir, prove um pouquinho do molho pra ver se está bom de sal e corrija. Se ficou salgado, coloque um pouco a mais de creme de leite ou somente leite.

Disponha os filés de salmão lado a lado num refratário e cubra com o molho. Nessa etapa, antes de colocar o molho, usei um pouco de creme de cebola (desses pra fazer sopão, que vem em pó) e polvilhei por cima do salmão, pra dar uma temperadinha melhor.
Polvilhe com queijo ralado e decore com os champignons e algumas amêndoas, se quiser.

Leve ao forno para gratinar. Quando o queijo estiver com aquele aspecto lindo e dourado, está pronto. Para os desesperados, pode cronometrar uns 20 a 25 minutos, vai…

Bom apetite!

Print Friendly


Deixe um comentário

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URL