Cuscuz Mole da Ju


A maioria das pessoas (que eu conheço) torce o nariz pra cuscuz e logo imagina aquele bolo salgado, em formato de pudim que se corta com a faca, todo enfeitado em volta e que se come gelado (coloca no google!)… Bom… eu sou uma dessas pessoas, mas como. Não é meu prato predileto nem o que mais desgosto e, cá entre nós, acho que às vezes ele tem gosto de suvaco (não… eu nunca comi suvaco, mas tem coisas que a gente imagina o gosto pelo cheiro… ou não é?)!!!

Daí você deve estar pensando: “que maneira mais estimulante de me passar uma receita! Deve ser aquela coisa!”

Calma! Vou explicar. Morei cinco anos em Piracicaba. Uma sexta-feira por mês acontecia a seresta na Praça do Pescador (moda de viola + uma penca de velhinhos dançantes. uma delícia), onde era vendido um cuscuz maravilhoso! Foi daí que eu descobri o quanto eu gostava desse prato!

Ele era vendido em potinhos descartáveis com uma colher, quente de doer e totalmente mole, quase um purê! Era só jogar um molhinho de pimenta por cima e cair matando!

Daí, desde então, só gosto de cuscuz mole, de preferência quente. 

Ingredientes:

– 1 peito de frango grande com pele e osso

– 1 lata de milho

– 1 lata de ervilha

– 1 vidro de palmito

– 1 vidro (500ml) de polpa/passata de tomate

– 6 ovos cozidos*

– 1 xícara de farinha de milho em flocos**

– sal a gosto

– 1 cebola

– 2-3 dentes de alho

– 1 colher (chá) de açúcar

– cheiro-verde a gosto

– 3 folhas de louro

– pimenta-do-reino moída a gosto

– 2 colheres (sopa) de manteiga

– noz moscada a gosto

*opcional

**aproximadamente

Modo de preparo:

Coloque o frango em uma panela de pressão com sal, as folhas de louro, a cebola e os dentes de alho picados grosseiramente e água suficiente para quase cobrir o frango (uns 2/3 dele fica imerso) e deixe cozinhar na pressão por 15 minutos.

Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente (se você estiver com pressa, pode subir o peso da tampa). Retire o frango da panela.

Depois de deixar o frango esfriar um pouco (o suficiente para vc conseguir segurá-lo) e desfie-no descartando os ossos, cartilagens e pele. Reserve.

Em outra panela, coloque a polpa de tomate, o açúcar, manteiga, sal, um fio de azeite e noz moscada. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos para apurar, mexendo de vez em quando.

Adicione o frango desfiado ao molho e cozinhe por mais uns 10 minutos.

Junte as ervilhas, o palmito picado e milho, todos escorridos e lavados, tempere com cheiro-verde e pimenta-do-reino. Nesse ponto, o molho não pode estar muito seco. Se isso acontecer, vá adicionando a água do cozimento do frango. Se sobrar água do frango, guarde ou congele para usar em outras receitas (excelente usá-la pra fazer um risoto, por exemplo).

Por fim, vá incorporando a farinha de milho aos poucos, mexendo sempre pra não passar do ponto de purê mole.

Coloque em um refratário, decore com os ovos cozidos (há quem prefira usar metade ovos pra a decoração e a outra metade misturá-los picados ao cuscuz) e sirva quente! Pode também servir em porções individuais. Não esqueça de deixar um molhinho de pimenta ao alcance das mãos!

Sugestão: uma vez, fizemos uma reuniãozinha e cada um tinha que levar um petisco. A Ju logo pensou nesse cuscuz. Mas aí veio o dilema: mas como servir?

Então, sugeri deixar o cuscuz num recheaud e deixar barquetes de massa folheada ou massa podre (como essas das fotos abaixo) para que as pessoas se servissem. Foi ótimo!

3 thoughts on “Cuscuz Mole da Ju

  1. Xu, querida!!
    Receita feita e aprovada pelo respectivo.
    Minha próxima meta é o charuto com folha de couve …depois te conto.
    beijos mil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.