Pipoquinha de Torresmo

Não tem nada de pipoca, é só aquele torresminho super crocante e pequenininho que não dá pra parar de comer.
Tem um restaurante espetacular e famoso em São Paulo que chama “A Casa do Porco“. É tão bom que raramente não tem fila, não tem como fazer reserva, é chegar e esperar mesmo e vale muito a pena. Durante a espera dá pra provar a “porcopoca”, uma deliciosa pele de porco pururucada e especialmente temperada, que vem em um saquinho de pipoca.


Essa piqoquinha de torresmo está longe de ser igual, até porque eu uso a carne também, acho que não é nem mesmo parecida, mas a inspiração veio daí.
O preparo é simples, só presta atenção às dicas.

Ingredientes:

  • 800g de barriga de porco com pele
  • Sal a gosto
  • 1 colher (sopa) de banha de porco
  • 2 colheres (café) de páprica doce em pó
  • 1 colher (café) de canela em pó
  • 1 colher (café) de curry em pó
  • 1 colher (café) de cominho em pó

Modo de Preparo:

Minhas tiras de barriga estavam com mais ou menos 1 dedo de altura. Corte os pedaços com uns 3cm de largura.


Tempere tudo com sal.
Para fritar os torresmos, use uma panela de pressão sem borracha e sem o peso. Uma vez tentei fazer em uma panela normal, a barriga explodiu, bateu na tampa e saiu tudo voando. Uma bagunça só. Então, vai por mim, use uma panela de pressão só pra conseguir prender a tampa.


Coloque a barriga na panela com a banha de porco e trave a tampa. Se seu porco estiver com pouca gordura, aumente a quantidade de banha.


A cada 5 minutos, aproximadamente, abra a tampa com cuidado e usando luvas de proteção térmica e mexa. No começo, explode muito e gruda um pouco. É difícil de mexer, mas conforme a barriga vai soltando a gordura, fica mais fácil.

se eu tivesse uma armadura, vestiria também, hahaha. explode muito!

Enquanto você espera seu torresmo ficar pronto, misture todas as especiarias e reserve.

canela, curry, cominho e páprica

Ao final de cerca de meia hora, seu torresmo estará pronto. O tempo depende muito do tamanho e quantidade de gordura da barriga. Fique muito atento quando parar de explodir. Nesse ponto está quase pronto e queima muito rápido. Então, não descuide da sua panela.

Quando você achar que está quase dourado suficiente, tire da panela com uma escumadeira e escorra com o papel toalha. Ele continuará fritando na própria gordura, por isso tem que tirar um pouquinho antes pra não queimar. E só fica crocante quando esfria um pouco.

Dica de ouro: guarde a gordura que soltou para futuros pratos.
Polvilhe a mistura de especiarias sobre os torresmos ainda quentes.

Agora é só servir! Adoro a porção de torresmo acompanhada de batatas doce em palitinhos! Bom apetite!