Tartufo??? Mas que diabos é isso?
Bom, eu também não sabia até uns 4 anos atrás. Da primeira vez que comi não gostei não, mas acho que foi por causa da forma que foi feito. Como o gosto é muito forte, não gosto quando tem muito dele ou só ele. No caso, eu tinha comido com macarrão, depois experimentei num risoto, daí ficou bem mais suave, leve e gostoso. Mesmo assim, se for colocado em demasia, acho enjoativo.
“Tartufo” é a palavra em italiano para o que chamamos de “trufa“, mas não é aquela de chocolate, não. A trufa preta, que foi a que eu usei, se trata de um fungo (cogumelo) que cresce embaixo da terra (perto de raízes de algumas grandes árvores) e se parece com aquele doce que recebe o mesmo nome por ser bastante semelhante na aparência.
Obviamente, não usei um desse fresco, porque eles crescem basicamente na Europa, principalmente na França, Espanha e Itália, respectivamente. Usei uma pasta que minha mãe trouxe da Itália e pode ser encontrada em casas especializadas e em alguns supermercados e embora o preço seja um pouco alto, rende bastante, já que usa-se pouco e demora muito para estragar.
Quanto ao risoto, não existe muito segredo. Dá pra fazer praticamente de qualquer sabor, quando se aprende a fazer o básico (que são os seis primeiros ingredientes da lista abaixo). Então, caso não queira usar o tal do tartufo, não precisa. Pode não colocar nada ou substituir pelo que você quiser, por exemplo, fungos secos, shitake etc…
Ingredientes:
– 02 xícaras (chá) de arroz para risoto (não use o agulhinha – tipo 1. não serve para risoto!)
– 02 colheres (sopa) de manteiga bem cheias
– 01 cebola picada
– 01 ou 02 cubos de caldo de galinha ou legumes* (usei 2 por causa do creme de leite. caso contrário use apenas 1 1/2)
– 01 copo de vinho branco seco
– 01 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
– 1/2 vidro de palmito picado em rodelas
– 01 1/2 colher (sobremesa) de pasta de tartufo
– 100g de creme de leite (1/2 caixinha)
* melhor mesmo é usar o caldo caseiro e acrescentar no lugar da água, mas sei que nem sempre dá tempo de fazer um, mas hoje existem uns mais saudáveis no mercado.
Modo de preparo:
Refogue a cebola na manteiga até dourar.
Coloque o arroz e frite, mexendo sempre, por cerca de 2 minutos.
Feito isso, adicione o restante dos ingredientes, com exceção do queijo ralado e do creme de leite. Coloque água até cobrir tudo com margem de dois dedos acima (mais ou menos).
Cozinhe em fogo baixo, mexendo eventualmente.
Espere a água diminuir bastante de volume, mas não deixe que seque completamente (me desculpem… esqueci de tirar foto dessa etapa).
Espere até que fique com aparência de “arroz empapado“. Se o arroz ficar cru, coloque um pouco mais de água e deixe ferver por mais tempo.
Desligue o fogo, junte o creme de leite e o queijo ralado, misture gentilmente e esbalde-se à vontade.
alho negro
pronta entrega
11 9796-6603
alhonegro.luigi@gmail.com
Esse risoto fica maravilhoso
Que bom que gostou, Marcia!
=)
Olá! Rendem quantas porções? E a pasta trucada você põe juntamente com a água é o vinho?