Panquecas são clássicos do café da manhã dos norte-americanos.
Dá pra variar bastante, já que a massa é como se fosse de bolo básico. A cobertura vai do seu gosto. Use calda de chocolate, geleias, frutas secas, mel, melado… seja criativo! Eu fui de mel mesmo.
Ingredientes:
– 2/3 de xícara de farinha de trigo – 2 colheres (sopa) de manteiga derretida – 2 colheres (sopa) de açúcar – 1 colher (sopa) de fermento químico (em pó) – 1 ovo – 1/2 copo de leite – 1 caixinha de creme de leite – calda de sua escolha Obs: se não quiser usar creme de leite, substitua por leite.Modo de Preparo:
Bata os ovos, a manteiga, o açúcar e o leite no liquidificador.
Acrescente o restante dos ingredientes (menos a calda) e bata brevemente só o suficiente para misturar.
Esquente uma frigideira antiaderente. Despeje uma concha da massa no centro da frigideira. Chacoalhe levemente a panela, apenas para ajeitar a massa. A panqueca, ao contrário da que costumamos fazer no Brasil, deve ficar grossa e fofa.
Use fogo médio-baixo. Note que algumas bolhas surgirão, sinal de que o fermento está fazendo seu papel.
Quando as bordas estiverem começando a soltar, vire a panqueca e doure o outro lado. Se você quiser arriscar virar a massa jogando para o alto, certifique-se bem que ela está completamente solta da frigideira. Não é tão fácil quanto parece por causa da sua consistência macia. Quebra fácil.
Repita o processo até o acabar a massa. Minha receita rendeu sete discos, mas tudo depende do tamanho.
Sirva com a calda de sua preferência.