Tem um dentista que trabalhou comigo que diz que não come nada que não tenha sido feito na hora. Diz ele, que morre de nojo de comida guardada. Mal sabe ele que deve comer quase a mesma coisa a semana toda. É só dar outra cara no prato, que ele nem nota, mas confesso que tenho pena da esposa dele…
Se tem algo prático nessa vida para reaproveitar alimentos, é panqueca, com certeza.
Outro dia fiz strogonoff, mas errei na medida e ele estava demorando a terminar… Tinha, ainda, um pouco de carne moída dando sopa por ali. Nem pensei duas vezes: panqueca!
Sem contar que dá pra fazer panqueca de praticamente qualquer sabor: presunto e queijo, espinafre com ricota, brócolis com tomate, entre outros.
Até teve uma vez que fiz panqueca doce, recheada com banana e canela, com calda de chocolate e sorvete de creme para acompanhar. Basta adicionar um pouco de açúcar à massa e diminuir o sal.
Ingredientes:
– 1 ovo
– 1 xícara de farinha de trigo
– 200ml de leite
– 3 colheres (sopa) de azeite
– 1 1/2 colher (chá) de sal
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador. Eu usei azeite por causa do sabor e para conferir uma certa leveza à massa. Mas pode ser óleo de girassol ou qualquer outro no lugar.
Bata até ficar homogêneo e com consistência cremosa.
Unte uma frigideira anti-aderente com muito pouco óleo. Só unte antes da primeira vez, depois não precisa mais, a não ser que comece a grudar, mas acho difícil isso acontecer.
Com auxílio de uma concha (que vai ser seu medidor pra deixar todos os discos uniformes) coloque a massa no centro da frigideira.
A seguir, faça movimentos circulares, não muito rápidos, com a frigideira para espalhar a massa por toda a panela.
Não se desespere. A primeira NUNCA fica boa…
Se no final do seu movimento para espalhar a massa, sobrar uma gota que não quer sumir, não tem importância. Quando virar o disco, ela desaparece.
Assim que a borda começar a soltar, está na hora de virar. Use uma espátula para te auxiliar (ou aventure-se e jogue pra cima… vai que você consegue…). Doure o outro lado.
Retire da frigideira, reserve e repita o processo até terminar tudo.
Pode empilhar as massas depois de fritas sem problemas. Elas não grudam. Dá até para armazenar assim, se desejar.
A quantidade que eu preparei, pra mim, rendeu oito discos do tamanho de um prato de sobremesa.
Para montar, basta colocar o recheio de sua escolha, sem muito exagero, a cerca de dois dedos da borda até chegar quase no centro, como na foto abaixo.
Enrole o disco de panqueca.
Logo antes de servir leve ao forno baixo por 10 a 20 minutos ou ao microondas. Regue com um molho de sua preferência e sirva.
Hum, ótima idéia… tenho uma carne moída aqui dando sopa! E eu tb adoro panqueca! Valeu pela dica, Xu!
abuse, mari! e não esquece de me contar se ficou boa!
bjos
Mesmo nos restaurantes têm reaproveitamento de comida. Às vezes fica até mais gostoso comer no dia seguinte. Panqueca é um prato super simples mas delicioso. Droga, agora vou dormir com fome….rs Bjs
ana, concordo com tudo que vc disse!
só que não fui dormir com fome, hahaha! bjos