Essa costelinha fica super suculenta por dentro, crocante por fora, muito saborosa e desmanchando. É impossível de resistir.
Ela parece trabalhosa, porque primeiro cozinho e depois coloco pra assar, mas não é. Aliás, economiza tempo, já que o cozimento na pressão consegue agilizar o processo do forno.
Ingredientes:
- 2kg de costela de porco
- 2 batatas doce*
- 01 cebola grande
- 05 dentes de alho
- 02 talos de salsão
- 03 folhas de louro
- pimenta calabresa a gosto
- páprica doce ou defumada
- sal a gosto
- 1 colher (sopa) de banha
- azeite
- 1 a 2 doses de pinga
*pode ser batata normal ou mandioquinha (batata baroa)
Modo de preparo:
Pique grosseiramente a cebola, o alho e o salsão. Em uma panela de pressão, refogue na banha junto com as folhas de louro até dourar bem. Retire tudo da panela e reserve.
Tempere a carne com sal e páprica.
Na mesma panela, doure as carnes (aos poucos pra não soltar água e cozinhar) em ambos os lados e reserve. Esse fundo queimado da panela é que vai ajudar na cor e sabor, não se preocupe. Você pode fazer mais de uma carne por vez, mas coloque uma de cada vez e espere e a panela voltar a esquentar bem pra colocar a próxima.
Regue o fundo da panela com pinga pra soltar tudo.
Volte o refogado e as carnes na panela, cubra tudo com água e corrija o sal (minha panela comporta 6 litros. Se a sua for menor, faça essa etapa em dois passos: coloca todos o refogado e metade da carne, depois usa o mesmo caldo pra cozinhar o restante das carnes). Tampe a panela e deixe cozinhar na pressão por 20 minutos.
Retire as carnes da panela, com cuidado para não desmancharem, e leve ao forno alto em uma assadeira grande.
Enquanto isso, corte as batatas em rodelas grossas e leve para cozinhar no caldo que restou na panela por 20 minutos (sem tampar pra não pegar pressão) ou até que fiquem macias.
Após esse tempo, vire as carnes na assadeira e junte as batatas cozidas (guarde o caldo em pequenos potes no freezer pra futuros pratos como risoto, sopas, molhos, etc).
Volte tudo ao forno por mais 20 minutos ou até estar tudo bem dourado, suculento e crocante.
Sirva em seguida. Bom apetite!