Batata assada e recheada é muito versátil. Dá pra usar qualquer recheio que você imaginar (o que tiver na geladeira) e o resultado quase sempre é incrível!
Justamente por esse motivo, não vou colocar as quantidades exatas. Além de dar pra variar muito, depende também do tamanho da batata.
Então bota a cabeça pra funcionar e aproveita pra dar aquele rapa na geladeira!
Ingredientes:
- 4 batatas médias
- manteiga
- páprica doce
- ervas finas
- sal a gosto
Recheio: - requeijão cremoso
- frango desfiado
- queijo prato
- queijo Gruyère
- bacon
- cheiro verde a gosto
Modo de Preparo:
Lave as batatas e faça vários furos com um garfo em cada uma delas.
O preparo inicial das batatas pode ser feito de duas maneiras: cozinhando em água fervente ou colocando pra assar em papel alumínio. Eu prefiro a segunda maneira, porque já dá pra temperar a batata e deixá-la saborosa, para que o sabor não dependa só do recheio e você acabar sobrando com uma batata insossa pra comer quando o recheio acabar.
Se você estiver com pressa e quiser cozinhar, faça por cerca de 30 minutos ou até que fiquem macias.
Passe manteiga e tempere com sal, páprica e ervas finas.
Embrulhe cada uma em papel alumínio (não precisa de camada grossa, é só pra manter o tempero e calor) e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 45-60 minutos ou até que fiquem macias. Teste com um garfo, ao espetar a batata, ele tem que se soltar facilmente.
Abra o papel alumínio e faça como se fosse uma barca envolvendo a batata. Corte cada batata no seu longo-eixo sem deixar as metades se separarem.
Agora, use a criatividade. Eu usei requeijão, frango desfiado com uma pitada de cury que eu tinha na geladeira, queijo prato e Gruyère.
Volte as batatas ao forno alto por cerca de 20 minutos ou até gratinar.
Finalize com bacon crocante e cheiro verde. Sirva em seguida.