Filé Mignon ao Molho Madeira


Prato lindo, rápido e fácil. Sim! É fácil!

Como já disse não sou cheff, então provavelmente esse não é o molho madeira de verdade (mesmo pq não usei vinho madeira), mas é do jeito que eu faço e fica gostoso.

Bom, chega de blá blá blá. Lave suas mãozinhas e mãos à obra!

Você vai precisar de:

– 04 medalhões de filé mignon (usei 05, porque foi essa quantidade que veio na bandeijinha que comprei)
– 01 cálice de vinho tinto seco
– 01 colher se sopa de azeite ou óleo
– 02 colheres de sopa de champignons fatiados (mais ou menos. depende muito do gosto de cada um.)
farinha de trigo para “empanar” (depois eu explico)
– 01 colher de sopa de molho inglês
pimenta do reino a gosto
sal ou tempero pronto para aves (tipo fondor, toque do cheff ou qq outro similar)


Modo de Preparo:

Antes de começar, gosto de lavar a carne, só com água mesmo (tem gente que usa limão) para tirar aquele gosto forte de carne e pra livrá-la do sangue que fica ali parado até ela ser usada.

Tempere a carne com a pimenta do reino e o tempero pronto (ou sal) da seguinte forma: disponha os medalhões lado a lado e polvilhe uma camada fina de tempero e pimenta do reino sobre cada pedaço.

medalhões de filé mignon
Em seguida virer todos os filés e repita o processo sem a pimenta do reino. Depois, espalhe uniformemente esse tempero com a mão para que ele se fixe na carne. Deixe descansar um pouco (5 ou 10 minutinhos).

filé mignon temperado

Aqueça o azeite numa panela. Antes de levar os medalhões à panela, passe cada um na farinha de trigo. Dessa forma, a carne ficará mais suculenta e temperada, além do molho ficar mais encorpado por causa da farinha que vai se soltar da carne depois.

filé depois de passado na farinha de trigo

Antes de colocar os filés na panela, tenha certeza que ela está quente, porque senão vc não vai selar a carne (o que é “selar a carne”? Dra. Shirley – http://www.drashirleydecampos.com.br/ – explica: “Selar significa dourar a superfície da carne rapidamente em uma superfície bem aquecida para ‘selar’ a superfície, evitando a perda dos sucos naturais da carne e reduzindo o ressecamento. Portanto, espere até que se forme uma ‘casquinha’ torrada em um lado da carne para então virá-la do outro lado. Dito isto, fica fácil entender porque o hábito tão comum de espetar o bife com um garfo e virá-lo na panela com freqüência, sem deixar que uma superfície fique bem tostada antes de virar, geralmente resulta em um bife seco e bem passado.” Desculpa, estava com preguiça de escrever e roubei a explicação.)

Filé mignon na panela
Disponha as carnes lado a lado em uma panela anti-aderente de preferência. Você vai notar a hora de virá-la quando o suco começar a ir para a superfície da carne. Lembre-se da impontância de virar uma vez só e evite usar garfo para não perfurá-la.

Virando o filé mignon

Note que se formou uma “casquinha” crocante na superfície da carne.

casquinha crocante

Depois de dourar o outro lado, adicione o vinho, os champignons e o molho inglês.

vinho, champignons e molho inglês

Tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos em fogo fraco. Se preferir carne mal-passada diminua o tempo. Caso contrário, é só deixar um pouco mais.

Pronto! Não disse que era fácil? Eu servi com risoto milanês, mas vai bem com macarrão, arroz branco, batatas ou mesmo uma farofinha. Quer dizer… acho que vai bem com qualquer coisa!

Filé mignon ao molho madeira

Bom apetite!

Melhor eu comer logo, pq tem gente de olho:
Neguinha

2 thoughts on “Filé Mignon ao Molho Madeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *