http://xunapanela.com

Descomplicando sua cozinha
Acompanhamentos, caldos, carnes, frangos, lanches, massas, oriental, peixes, risotos


Peixe Enfarofado


Sumi. Confesso. Turbulências associadas à enorme preguiça de escrever dá nisso. Recebi um e-mail apelativo pra postar alguma receita aqui e me lembrei dessa que fiz numa segunda-feira qualquer.

Vocês já devem ter reparado que gosto bastante de peixe. Então, aqui vai mais uma receitinha bem rápida de se fazer que fica com um resultado estético bem legal, além de ser muito saboroso. Nunca tentei essa recita com outro tipo de carne, mas se alguém se arriscar, me conta como ficou depois!

Peixe Enfarofado
(receita que vi em algum lugar e fiz umas adaptações, além do nome)

Ingredientes:

– 4 filés de peixe branco de sua preferência (usei Saint-Peter que tem um sabor bem suave)
– 1 tomate picado em cubos pequenos
– 1/2 cebola picada em cubos pequenos
– 1/2 cebola fatiada (uns 3mm de espessura mais ou menos)
– cheiro-verde à gosto
– coentro à gosto (dispensável. tem gente que não gosta. cuidado pra não exagerar se usar)
– sal
– pimenta-do-reino moída
– tempero pronto em pó para aves (fondor/kitano/etc)
– 1 xícara de farinha de rosca
– azeite extra-virgem
– amêndoas picadas (cerca de 1 ou 2 colheres de sopa)

Modo de preparo:

Coloque em uma bacia o tomate picado, a cebola picada, cheiro-verde, coentro, as amêndoas e tempere com sal. Misture tudo.


Adicione e misture – com cuidado pra não esmagar o tomate – a farinha de rosca. Vá colocando aos poucos pra mistura não ficar seca demais.

Forre um refratário com as cebolas fatiadas, tempere-as com pimenta-do-reino, sal e regue com azeite (cerca de 2 colheres de sopa).


À parte, tempere os filés de peixe com o tempero em pó (dos dois lados) e a pimenta-do-reino.


Coloque a mistura preparada anteriormente no centro do filé e enrole. Não precisa apertar muito e nem se desesperar se começar a vazar todo o recheio pros lados. Mantenha a calma que depois a gente termina de engordar esse rolinho!


Coloque o rolo no refratário e repita a operação com os três outros filés de peixe.


Tente deixá-los o mais próximos possível pra não desmanchar. Note que sobrou uma quantidade considerável da mistura que foi preparada antes.

Repare também que ficaram vários espaços no refratário sem preenchimento. Usei a mistura para sumir com eles. Coloquei, gentilmente, com auxílio de colher e dedos, mais farofa dentro de cada rolo.


Mistura totalmente utilizada e refretário todo preenchido. Pode até cobrir o peixe se desejar. Se quiser, decore com algumas amêndoas por cima. Regue com azeite.


Leve ao forno até dourar (cerca de uns 35-40 minutos). Não tire do forno antes de começar a borbulhar… Essa farofa ficará surpreendentemente crocante.

Como não poderia deixar de dizer: Bom Apetite!

OBS: sei que parece trabalhoso, mas juro que não é. Devo ter levado cerca de 20 minutos pra montar o prato (desde o momento em que comecei a picar as coisas) e levá-lo ao forno. Mas vale considerar a habilidade de cada um.

Print Friendly


Deixe um comentário

Feed RSS dos comentários deste post